sexta-feira, 31 de outubro de 2008

IMPORTED


Pois é, nesta noite comemora-se o “Dia das Bruxas”, também conhecido por “Halloween”, uma tradição de origem britânica, que tem por finalidade a diversão de pessoas que se disfarçam de monstros, bruxas, mortos-vivos, vampiros, etc., tentando aterrorizar outros. É também costume colocar-se caveiras feitas com abóboras, com velas lá dentro em sítios escuros, e até conheço quem tenha posto uma, no muro de um cemitério, situado numa pacata aldeia beirã – teve o seu efeito: no outro dia, as pessoas diziam que tinham visto espíritos e almas penadas no cemitério, durante a noite.

Amanhã, durante o dia, comemora-se uma outra tradição: o “Pillow Fight Club”, que não é nada mais, que uma troca de almofadadas que, neste caso, irá ter lugar na Alameda Afonso Henriques, em Lisboa. Ao que parece, já correu mundo.


Amanhã é Sábado – e também feriado. Pena é que muita gente não saiba sequer por que razão é feriado. Lamentável é, também, a nacional tradição fazer já (practicamente) parte do passado.
O primeiro de Novembro é Dia de Todos os Santos, e antigamente via-se as crianças, de porta em porta, a pedir o “Pão por Deus”.

Pode ser que, como se diz que estamos em tempo de crise, a tradição recupere forças.

Bom Dia de Todos os Santos a todos, e que as crianças consigam algum “Pão por Deus”!

8 comentários:

Anónimo disse...

Meu Corvo:
Já não de pede o "Pão por Deus". Quando uma tradição se deixa morrer, raramente volta. No meu tempo, íamos pelas casas amigas, onde nos davam nozes, castanhas, passas, bolos, às vezes rebuçados ou chocolates que nos enchiam um florido saco de pano. Corriamos Tomar de lés a lés, felizes como bandos de pardais. No fim, comiamos o farnel e, voltávamos a casa estafados, mas contentes. Quadros de antigamente. Coisas belas da nossa terra que, vão sendo trocadas por tradições sem graça, de outras bandas.
Beijo,
Maria

O Bicho disse...

Em muitos lugares, aldeias e vilas do Oeste (o nosso, não o dos cowboys) estamos a tentar reatar a tradição perdida do "Pão-por-Deus". Pelo que pude constatar, os mais miúdos (incluindo os meus 2 netos e o meu filho), encararam a ideia com muito entusiasmo - para eles é novidade - e andam por aí a encher as sacolas de pano.
Abaixo com a invasão dos "Alloweens".
E, dito isto, está na hora de ir dar uma voltinha pela "Feira-das-Trocas" que também é tradição, nalguns lugares, neste dia de "Todos-os-Santos".
Bom feriado para ti.

Carla D'elvas disse...

O meu filho Martim, alinhou no "Pão-por-Deus" e... saíu á rua, com os amiguinhos :)
Com o dinheiro que conseguiram foram, todos, almoçar!... (uma pizza, claro!).

Um beijinho, Vasco :)

Vasco disse...

Ora, aqui estão três comentários a defender a tradição Lusa:
O primeiro, da Maria, a recordar uma infância em que a tradição era encarada com normalidade;

O segundo, do Bicho, que me deixou admirado, pelo facto de, em diversos lugares deste Portugal, se estar a tentar recuperar a tradição, sendo que dois netos e um filho sentem alvoroço numa tradição que, embora seja antiga, para eles é novidade;

O terceiro, da Carla Mar, mostra-me que o filho e os amigos, não só cumprem a tradição, como também já começam a saber viver. Primeiro, o Pão por Deus; depois, a merecida Piza!

Vivam as nossas tradições e que as tradições de países estrangeiros permaneçam, mas nos locais devidos!

Um Bom Fim-de-Semana para todos.

PS: Ia agora para dizer que estava a acompanhar uma vergonha de futebol, mas o SCP acabou de marcar um balásio ao Rio Ave.

Anónimo disse...

OH Corvo taidor! Então tu dizes que, és do "Estoril", que gostas do "Benfica" e, agora vens com a treta do "Sporting", marcar um golo?
Por estas bandas, é tudo do "Benfica". Prepara-te, que vai haver chumbo grosso.
Lagarto, lagarto, lagarto!
Se te tornas a entusiasmar com um pobre golo do... nem digo o nome, vais ver como elas te mordem.
Beijo, por o que escreveste antes, desprezo pelo que disseste do... nem consigo dizer o nome.
Maria

Anónimo disse...

Concordo com a Maria, estavas a ir tão bem e falaste logo de lagartices(estão de parabéns porque hoje se qualificaram para os 8ºda Champions).
Mas voltando ao assunto, tens toda a razão mas existe, claro explicação para esta nova moda do Halloween. É que o "Pão por Deus" não ajuda ao consumismo, por outro lado o Halloween enche muitas lojas de porcarias inúteis. Passam a vender alguns artigos de Carnaval 2 vezes por ano.
Fico à espera que venham mais tradições parvas de outros países como a Tomatina (guerra de tomates em Espanha) ou a corrida atrás de um queijo por um monte abaixo.
João

O Bicho disse...

Um Corvo de asa verde - não fica nada bem...
Quanto às belas das tradições, animem-se, está quase aí chegar com (em 2009) uma grande tradição nacional - a "corrida aos tachos" - que ocorre sempre, imediatamente, antes e depois das eleições.

Vasco disse...

AVISO:

Por acaso, até sou do Benfica e do Estoril, embora tenha nascido na Freguesia de Alvalade.

Não tenho grande simpatia pelo Leonino, mas também não sou "anti". Quando disse "vergonha de futebol", não foi com pena, foi até com algum gozo.

Mas mesmo assim, foi uma vergonha para SCP apenas conseguir 1-o ao Naval.

Para mim, o Sporting "Naval" nada.

As asas não verdes; são entre as asas das águias e as dos canários.

E por falar em tradições, estamos a chegar ao Dia de São Martinho, que é das tradições mais festejadas em Portugal! Sempre que passo na Rua da Rosa, lá estão a festejar o São Martinho!