sábado, 27 de dezembro de 2008

Museu da Carris


Durante estes dias próximos do Natal e do Ano Novo é costume haver sempre umas folgas. Deixo aqui uma sugestão, pois nestes dias é salutar mudar as rotinas das famílias que se juntam em casa frente ao televisor ou ao computador, e dar um passeio em família. Não é dispendioso e é muito interessante: o Museu da Carris.
Situa-se na Rua 1º de Maio, na Junqueira – Lisboa – e está aberto das 10 às 17 Horas dos dias úteis e sábados.
Didático para os mais novos e nostálgico para os mais velhos, mostra-nos como era viajar noutros tempos, dando-nos até a oportunidade de visitar uma parte do museu, num eléctrico dos primeiros. Desde esses eléctricos, aos autocarros de 2 andares, passando pelos velhos bilhetes de eléctrico, mostra-nos um pouco da história dos transportes de Lisboa.

Boas visitas!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Lisboa perdeu um Corvo


Como provavelmente muitos dos leitores deste blogue já notaram, este debruça-se muito sobre Lisboa, já que o seu autor lá nasceu, vive e ama a sua terra.
Hoje, Lisboa, eu e muitas mais pessoas, perdemos um grande Amigo. Amigo esse, que decifrava símbolos e letras de pedras seculares e, mesmo, milenares; dominava heráldica como poucos.
Sabia sempre de uns cantinhos onde acabávamos por ir beber uma cerveja e tomar uns petiscos. Era um bon vivant...
Tinha um sentido de humor fora de série que, a partir de uns tempos, entre nós deixou de haver necessidade de palavras. Os gestos e os olhares diziam tudo.
Aquilo que deu origem à nossa grande amizade, era simplesmente gostar de Lisboa.
As nossas conversas eram, muitas vezes, sobre assuntos relacionados com a Cidade, mas também partilhávamos um outro gosto: a rádio. E disso, também sabia!
Aprendi muito com ele.

Hoje, este Corvo está de luto, tal como todos os outros, até mesmo os da caravela.

Um abraço, e até qualquer dia, R. B..