Follow by Email

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A Conta da Joana


Como é sabido, neste ano assinala-se o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social (AECPES).
O lançamento do AECPES teve lugar em Madrid, a 20 de Janeiro de 2010, mas já tinha sido decidido pelo Parlamento Europeu e do Conselho em 22 de Outubro de 2008. Esta decisão teve como base, níveis de pobreza e exclusão social inaceitáveis em países da União Europeia, destacando-se os rendimentos, as oportunidades de trabalho e educação, sistema eficazes com protecção social, habitação e acesso a serviços de saúde. Posto isto, verifica-se a necessidade de criar métodos de inclusão para uma aproximação à coesão social.
O AECPES tem como finalidade incentivar políticas que permitam diminuir os indicadores de pobreza e exclusão social.
Quando atrás referi “sistemas eficazes com protecção social”, logo me lembrei das medidas recentemente tomadas com o Rendimento Social de Inserção e com o Subsídio de Desemprego. (A U.E. é que manda…)

Para divulgar o AECPES à sociedade, estão espalhados anúncios sobre a iniciativa.
A imagem que apresento é a da “Conta da Joana”. Existem, pelo menos, mais 3: “O Brinquedo do Luís” (uma velha bola de futebol); “A Cama do Mário” (Um banco de jardim, coberto de cartões e um cobertor em farrapos); “A Refeição da Sofia” (Um carrinho de compras com um pão de forma e uma lata de conserva).
Infelizmente nenhum destes exemplos é exagero. São todos perfeitamente possíveis.

Mas os menos atentos que se defrontem com “A Conta da Joana”, vão perceber o quê do anúncio? E os mais carenciados? (alguns dos quais a quem foi suspenso o Rendimento Social de Inserção ou o Subsídio de Desemprego). Provavelmente reparam apenas na grande imagem da carteira e dos cêntimos e no logotipo da Segurança Social… e pensarão: “estão a gozar com os pobres?!”